Frei Gilson está quebrando recordes de audiência com suas lives do Santo Rosário na madrugada da Quaresma. Com milhões de fiéis acompanhando no YouTube, ele se consolida como fenômeno digital.
Com alcance e popularidade na internet, Frei Gilson, um religioso carmelita de 39 anos, pode bater um recorde de audiência nas transmissões que tem feito durante a Quaresma. Este período do calendário católico iniciou-se na última quarta-feira, 18, e vai até 5 de abril, quando será celebrada a Páscoa.
Assim como em outros anos, o sacerdote tem conduzido lives com orações do Santo Rosário durante a madrugada. As transmissões ficaram famosas principalmente no ano passado. Agora, a devoção tem se mostrado a mesma e os números podem ser ainda maiores.
Na quarta, 18, primeiro dia da Quaresma, Frei Gilson reuniu quase 1,5 milhão de pessoas em seu canal do YouTube de forma simultânea. Hoje, o vídeo já tem 4,4 milhões de visualizações. Nesta sexta-feira, 20, a audiência foi semelhante. Por volta do início da tarde, a transmissão já tinha 3,7 milhões de views.
“Quaresma é um tempo de graça, minha gente. Por que a gente vai receber tantos milagres e tantas graças? Porque Quaresma é um tempo de graça. Eis agora o tempo favorável. Não é à toa que tanta gente se reúne para rezar neste momento, porque é o tempo favorável, é o dia da salvação, é o tempo de graça”, meditou o sacerdote durante a pregação da madrugada.
O horário escolhido não é por acaso. As lives que acontecem entre 4h e 6h, das segundas aos sábados, é também um sinal de penitência, uma das práticas reforçadas pelos católicos na Quaresma.
Em termos de audiência, algo que tem ajudado no aumento de público é a divulgação que fiéis fazem nas redes. Não é incomum deparar-se com um amigo ou colega que anunciou estar acompanhando as transmissões na madrugada. Políticos e personalidades também têm divulgado as pregações.
Quem é Frei Gilson
Aos 39 anos, Frei Gilson, que também canta e toca, acumula quase 9 milhões de inscritos no YouTube e 11,7 milhões de seguidores no Instagram, além de 1,7 milhão de ouvintes mensais no Spotify. Passou a integrar a congregação Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo aos 18 anos e, atualmente, é líder do grupo Som do Monte, que faz a evangelização por meio da música. É ligado à Canção Nova, comunidade da Igreja Católica.
Frei Gilson se popularizou nas redes com as rezas de madrugada em 2020, durante a pandemia de covid-19. Com as igrejas fechadas devido a imposições das regras sanitárias, o sacerdote deu início às orações do Santo Rosário no período da Quaresma.
