Mel Dias lança clipe ‘Deusa da Favela’ gravado no Dom Antônio

A cantora e compositora Mel Dias, de 27 anos, lançou o clipe da música "Deusa da Favela", gravado no Bairro Dom Antônio Barbosa, em Campo Grande. Moradora da região desde os 13 anos, a artista escolheu as ruas onde cresceu para dar vida ao que considera seu trabalho mais pessoal.
Mel afirma que a intenção era mostrar a origem de sua mensagem. "Eu quis muito que as pessoas, além de escutarem a minha voz e a minha mensagem, pudessem ver de onde genuinamente sai essa mensagem", disse. A letra da música aborda a terra vermelha, as memórias e a rotina das mulheres que vivem nas periferias da capital.
Apesar do título, a cantora destaca que a coroa de "Deusa da Favela" não é para si mesma, mas para as mulheres da comunidade. "Eu escolhi esse nome não para me enaltecer, mas para reconhecer e mostrar tantas deusas que existem na favela", explicou.
A música foi construída ao longo de anos, com versos escritos em diferentes momentos, inclusive durante viagens de ônibus às cinco horas da manhã. Parte do material foi apresentado no show "Deusa da Favela", em 2023, e agora ganhou versão definitiva no clipe.
Cada elemento do vídeo tem significado. Uma das cenas foi gravada ao lado de uma árvore que existe desde a formação do bairro e servia como ponto de referência para os moradores. O véu usado por Mel foi encontrado pela mãe da cantora em um centro de reciclagem onde trabalhava. O vestido é o mesmo do espetáculo anterior.
"Tem muitas camadas nesse trabalho. Aquela árvore representa memória. O véu representa a comunidade e a luta coletiva. Essa música se formou junto comigo", afirmou a artista.
Mel começou a carreira aos 17 anos, após participar de batalhas de rap em Campo Grande. Ela viu ali a possibilidade de transformar em música a realidade de quem vive à margem dos grandes centros. "Ali eu vi que era possível colocar em canção a nossa realidade, o nosso pensamento e os nossos desabafos", relatou.
Hoje, mesmo com reconhecimento, a cantora diz que ser artista independente de rap em Mato Grosso do Sul ainda é um desafio. Ela cita a falta de valorização financeira. "Eu me sinto correndo muito para que a gente possa ter cachês dignos. Ainda somos muito invisibilizados. Aqui tem muita coisa para sair, muitos artistas talentosos, mas falta valorização", analisou.
A motivação, segundo Mel, vem da conexão com o público. "O que me dá força é saber que eu canto para quem convive comigo. Somos maioria", finalizou. O clipe de "Deusa da Favela" está disponível no YouTube.


